Uso da matriz colágena (mucoderm®) como alternativa para o tratamento de recessões gengivais

Speaker: Mario Taba

Originally broadcasted on: 16th April, 2018, 6:00 PM CET Other time zones

Neste webinário apresentaremos os princípios biológicos que fundamentam a utilização da matriz colágena (mucoderm®) e nossos resultados preliminares de um estudo sobre a utilização da matriz em comparação com o tecido conjuntivo.

Details


As recessões gengivais geralmente estão associadas ao desconforto por sensibilidade dentinária e exigência estética. O tratamento convencional para essa condição clínica é cirúrgico e os resultados mais previsíveis são obtidos quando o posicionamento coronal do retalho é realizado em associação ao enxerto de tecido conjuntivo do palato.

Neste webinário apresentaremos os princípios biológicos que fundamentam a utilização da matriz colágena (mucoderm®) como substituto tecidual para se evitar uma segunda área cirúrgica para retirada do enxerto gengival. Apresentaremos também nossa experiência com o material e os resultados preliminares de um estudo clínico sobre a utilização da matriz colágena em comparação com o tecido conjuntivo.

Nosso objetivo é apresentar uma alternativa previsível para o tratamento das recessões gengivais sem a necessidade de uma segunda área cirúrgica para remoção do material para enxerto.

Speaker

Mario Taba
Mario TabaDDS, MSc, and PhD. ITI Fellow Post-doc in Periodontics & Oral Medicine, University of Michigan Associate Professor of the University of São Paulo – School of Dentistry at Ribeirão Preto.

Ask the Expert

Post your question or comment